Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Reeducando apresenta TCC dentro do Presídio Baldomero Cavalcante

Publicado por Robson Souto
há 6 anos

Resultado de imagem para reeducando A Defensoria Pública atuou para a concretização de momento histórico para o Sistema Prisional Alagoano. Na manhã desta terça-feira, 05, o assistido E. D. M teve a oportunidade de apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso no ensino superior (TCC) dentro do Presídio Baldomero Cavalcante.

De acordo com a defensora pública Andrea Tonin, responsável pelo atendimento dos presos no Baldomero, a Defensoria tomou conhecimento que o reeducando necessitava apresentar o TCC do curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante uma visita de rotina ao presídio.

“O reeducando informou que precisava apresentar o trabalho o mais rápido possível, devido ao prazo para conclusão do curso. Então nos passamos a atuar administrativamente para ajustar o procedimento, entramos em contato com os gestores e os familiares do reeducando auxiliaram com os tramites junto à Universidade, e conseguimos que ele apresentasse o TCC dentro do presídio”, conta a defensora.

“Momentos como esse demonstram que os órgãos responsáveis, como a Secretaria de Ressocialização, gestão penitenciária, a Defensoria e o judiciário estão sempre envolvidos e abertos a propiciar aos reeducandos oportunidades de crescimento. Esse reeducando é a prova de que estudar é possível em qualquer lugar e em qualquer circunstância”, acrescenta.

Para o reeducando E. D. M., que apresentou um trabalho sobre segurança no trabalho, o momento foi a realização de um sonho.

“Sempre me interessei pela área e espero um dia puder atuar nela. Enquanto continuar preso pretendo continuar estudando e fazer outro curso superior, também quero continuar ensinando a outros reeducandos a ler e escrever”, pontua o assistido.

Fonte: Ascom / DPE-AL

www.robsonsoutoadv.com

Adquira nosso e-book: Curso de Direito Penal Volume 1

  • Sobre o autorRobson Souto Advocacia
  • Publicações114
  • Seguidores105
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1805
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reeducando-apresenta-tcc-dentro-do-presidio-baldomero-cavalcante/529317899

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso sim é um exemplo claro de recuperação e ressocialização, parabéns a Defensoria Pública e ao assistido, desejando que quando terminar de cumprir sua pena possa realmente exercer a profissão que escolheu e para a qual se preparou. continuar lendo

Defensoria sempre sendo uma luz no fim do túnel continuar lendo

A Defensoria sempre buscando meios de aplicar o justo direito ao dia a dia dos desassistidos socialmente. Espero que tal vitória reflita na vida de outros reeducando. continuar lendo

Os objetivos pessoais, depende simplesmente do dever do Estado, em possibilitar condições para o apenado, eu estagiei em um presídio e acredito que pode sim mudar a história de muitos dos que encontra-se no sistema prisional, pois o preconceito é que trava todo o processo de incentivo educacional e consequentemente a ressocialização. pois a Educação é dever do Estado, bem como a transformação dos apenados é dever de cada um deles, com uma focalização específica, em busca do objetivo de cada um, assim como foi o de E.D.M. em Engenharia de Agrimensura da UFAL. continuar lendo